Falou em recordar, a gente não pode pensar em outra coisa a não ser no Rebobinando. Então hoje vamos trazer para vocês os melhores filmes do ano de 1991.
Quem sabe você não anima e pega algum ou vários para assistir hoje mesmo?! Te garanto que só tem “filmaço”.
Senta aí e vem conferir com a gente!
Ano 1991
Se fossemos comparar, diria que 1990 foi um ano bem mais movimentado no mundo do cinema, mas, mesmo assim, 1991 também teve excelentes filmes. Alguns não foram tão badalados quantos outros, mas com toda certeza tiveram excelentes filmes lançados neste ano e que marcaram época.
Confira também Rebobinando: Os Melhores Filmes do Ano de 1990
O Pai da Noiva
O Pai da Noiva não poderia faltar nessa lista. Sabe aquelas comédias antigas, que você acha graça das menores coisas? É nesse estilo. Acho que muitos aqui já devem ter visto várias vezes esse filme. Claro que se você é da nova geração, não deve ligar o nome a pessoa, mas Steve Martin é um dos melhores no quesito comédia. Seu jeitão “sistemático” é muito engraçado em cena. Nesse filme vemos o típico pai que morre de ciúmes de sua filha e que, obviamente, nenhum homem será bom o bastante para sua “menininha”. É um clássico e fez muito sucesso não só em 1991, mas por muitos e muitos anos.
Thelma & Louise
Sabe aquele filme que é sobre pegar a estrada sem rumo? Essa é a trama de Thelma & Louise. As duas protagonistas, Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon), resolvem embarcar em uma jornada sem planos, mas no meio da viagem se envolvem em um crime e passam a ser perseguidas pela polícia. Sem dúvidas merece estar entre os melhores filmes desse ano.
O Silêncio dos Inocentes
Não demorou muito para chegar um grande clássico. O Silencio dos Inocentes é, sem dúvidas, um dos filmes mais memoráveis da história do cinema. A agente Clarice (Jodie Foster) é designada para encontrar um assassino em série que arranca a pele de suas vítima. Para isso ela resolve entrevistar um psicopata a fim de ver como funciona a mente desse tipo de criminoso. Ela então vai atrás do “fascinante” Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra canibal que está preso em uma prisão de segurança máxima, isolado de todos.. Um suspense premiado, daqueles que está entre os melhores de todos os tempos e que todos deviam assistir uma vez na vida.
JFK – A Pergunta que não quer calar
Esse suspense dramático acompanha o detetive Jim Garrison (Kevin Costner), que não está convencido da resolução do assassinato do político e ex-presidente Jhon F. Kennedy. Ele não acredita que apenas um homem tenha feito isso sozinho, mas sim que existe uma conspiração envolvendo todo o crime. JFK é um filme bem envolvente e com um excelente roteiro, merece estar aqui com toda certeza.
A Família Addams
Clássico da Sessão da Tarde, esse filme passou inúmeras vezes nesse horário. A Família Addams conta a história dessa família que é um tanto quanto peculiar. A fim de descobrir o tesouro que eles escondem, o advogado desonesto dos Addams tenta dar um golpe, porém eles não são tão fáceis de serem enganados e passados para trás. Um filme bem divertido, com várias cenas engraçadas e que fez sucesso por muitos anos. Fez parte da infância de muita gente e continua sendo um filme muito lembrado até hoje.
Meu Primeiro Amor
Esse filme poderia ter entrado em outra lista nossa, a de títulos totalmente diferentes do original. Em inglês o longa se chama My Girl, Minha Garota em tradução livre, mas aqui ficou conhecido como Meu Primeiro Amor. É um dos filmes mais fofinhos da nossa infância, mas que também nos deixa extremamente tristes. Ver o romance entre Vada (Anna Chlumsky) e Thomas (Macaulay Culkin), que é tão bonito, puro e simples, marcou nossa infância e nossas tardes durante vários anos. Foi um dos primeiros filmes que em tivemos contado com a perda e entendemos a dor que a morte trás.
Exterminador do Futuro 2
Após o sucesso do primeiro filme, em 1991 foi a hora de lançar a sequência de uma das maiores franquias do cinema. Temos o retorno de Arnold Schwarzenegger como protagonista, mas não mais como vilão. O temido exterminador volta para proteger Jhon Connor (Edward Furlong) de um inimigo ainda mais perigoso. O filme dispensa comentários: muita ação, excelentes efeitos especiais para a época e com um ótimo roteiro, Exterminador do Futuro 2 está entre os melhores de 1991.
Os Donos da Rua
Esse filme é um dos clássicos cults mais importantes da época. Do gênero drama, nele vemos de perto a realidade de muitos jovens negros, que são de classe baixa e que convivem diariamente com a violência policial, o preconceito e a segregação racial, te fez lembrar algo? Sim, ainda estamos falando de um filme de 1991, mas em pleno 2020, recentemente vivemos uma situação lamentável de racismo e totalmente inaceitável. Quase 30 anos se passaram e parece que não aprendemos quase nada. Esse filme merece estar nessa lista não só pelo seu tema, mas também pelo excelente roteiro e suas ótimas atuações.
A Bela e a Fera
Recentemente vimos nos cinemas a versão live-action desse clássico da Disney, mas foi mesmo em 1991 que ele ganhou nossos corações. Não canso de dizer que a Disney sabe fazer filmes. A Bela e a Fera é um longa encantador, romântico e memorável, que fez um sucesso absurdo em 1991 e trouxe a ternura de um casal “improvável”. Se fossemos analisar a fundo, Bela com certeza teve a chamada Síndrome de Estocolmo, quando a vítima se apaixona pelo seu sequestrador, mas claro que o filme vai muito além. Ele nos mostra como o amor e a compreensão podem mudar a perspectiva de uma situação. Bela se apaixona pela Fera nos detalhes, nas nuances daquele ser e assim se inicia um verdadeiro amor. Óbvio que está entre os melhores de 1991.
Edward Mãos de Tesoura
Por último e não menos importante, temos Edward Mãos de Tesoura, um clássico dos cinemas, dirigido pelo diretor Tim Burton e que trazia os jovens e belos Winona Ryder e Jhonny Deep no centro de tudo. Edward é uma criação de um inventor, porém seu criador acaba morrendo antes de poder termina-lo, por isso ao invés de mãos ele tem tesouras e esse fato faz com que ele viva sozinho em uma mansão abandonada. Edward nunca teve contato com pessoas e é um ser extremamente puro e ingénuo. Quando ele passa a viver na cidade, usa daquilo que o torna diferente para o bem, mas logo as coisas começam a dar errado. É um filme considerado “estranho”, conhecido por ser um romance gótico, mas é impecável, lindo, sendo uma das melhores atuações de Deep e uma das melhores obras de Burton.
Bônus
Claro, tem bônus e poderíamos colocar vários outros, mas como a vida anda meio complicada, resolvemos colocar Corra Que a Polícia Vem aí 2½, clássico da comédia e com um dos melhores atores de todos os tempos nesse gênero, o incrível Leslie Nielsen. Este longa tinha que estar aqui, afinal é o tipo de filme que mesmo se você assistir várias vezes, vai rir das mesmas bobeiras, sendo o tipo de produção que estamos precisando nos últimos tempos. Com certeza ele foi um dos melhores de 1991 e fez sucesso por vários anos seguintes.
Espero que tenham gostado do nosso Rebobinando de hoje. Nosso intuito com este post é relembrar coisas que nos marcaram, assim como mostrar para as novas gerações que existem filmes, livros, séries e muitos outros elementos legais do passado, que são importantes para a criação das produções atuais.
Vale lembrar que nossa a nossa lista é apenas um recorte deste ano, que separamos alguns filmes que na nossa opinião são incríveis e marcantes, mas que isso não desmerece qualquer outra produção que ficou de fora.
Aproveite e deixe nos comentários qual filme você acrescentaria nesta lista e não deixe de nos seguir nas redes sociais.
Até a próxima!