Emissora fez parte da infância da garotada dos anos 90 e do início dos anos 2000
Como informamos no domingo, a TV Cultura irá disponibilizar os programas clássicos de sua programação, de forma online e gratuita através do canal Eu Vi na Cultura dentro do YouTube.
Essa informação deixou muita gente feliz e ansiosa, principalmente a galera nascida na década de 90, que cresceu acompanhando vários programas do canal televisivo.
Pensando nisso, decidimos montar uma lista com as atrações mais famosas do canal para você relembrar e já se programar para curtir tudo que será disponibilizado.
1 – Castelo Rá-Tim-Bum (1994 – 1997)
É impossível falar de TV Cultura sem lembrar do programa que inovou a televisão brasileira ao misturar fantasia, cotidiano, aprendizado e tantas outras coisas em um único lugar. Para se ter ideia do marco televisivo que foi Castelo Rá-Tim-Bum, além do sucesso de audiência, é claro, a atração foi considerada o Melhor Programa Infantil de Televisão pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e recebeu a medalha de prata no 37º Festival de New York no ano de 1994, na categoria Programa Infantil.
Em cada episódio acompanhávamos Nino, Pedro, Biba, Zequinha, Tio Victor, Morgana e tantos outros personagens marcantes, vivendo aventuras incríveis, sempre com um toque musical, divertido, educativo e com uma mensagem final positiva. Não era simplesmente assistir um programa, era aprender ciências, matemática, história, civilidade, sentado no conforto de seu sofá.
Quem não se lembra de aprender sobre a Guerra de Tróia com a bruxa Morgana contanto para sua gralha Adelaide? Ou descobrir que o Rio Tietê já foi um rio limpo e que precisava ser salvo? Enfim, se formos falar de toda importância que Castelo Rá-Tim-Bum teve, teremos que fazer um post só para ele.
2 – Mundo da Lua (1991 – 1992)
“Alô, alô, planeta Terra chamando, planeta Terra chamando…alô…Essa, é mais uma edição, do diário de bordo, de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer!”.
Provavelmente este deve ser um dos bordões mais conhecidos na televisão no Brasil e, com certeza, você também viajou junto na imaginação do Lucas, garoto que misturava o cotidiano de sua família com aventuras épicas.
Como não se lembrar daquele episódio que ele vai parar na Lua em um foguete que seu avô construiu e encontra o próprio São Jorge? É surreal e incrível. Além disso, quem pensa que Iphone é ostentar não tem ideia do que é ter um Gravador Geloso, usado pelo personagem para gravar suas aventuras. Este sim era o sonho de consumo daquela geração e é procurado até hoje por colecionadores. O programa marcou a infância de uma geração inteira.
3 – Rá-Tim-Bum (1990 – 1994)
Muita gente não se lembra, mas Castelo Rá-Tim-Bum foi um spin-off do programa Rá-Tim-Bum. Isso mesmo, o programa que deu origem ao nosso tão amado castelo também fez história na TV, sendo um dos primeiros programas infantis com formato totalmente diferente.
Dividido em vários blocos, onde em cada um tínhamos algo diferente sendo apresentado, desde experiências malucas até histórias contadas com rolos de linha, o programa de meia hora prendia tanto nossa atenção que nem percebíamos o tempo passar e parecia ter muitos programas dentro de um só.
Foi um fenômeno de audiência e com certeza você deve se lembrar da abertura, aquela com o ratinho tentando pegar o queijo e ativando uma “armadilha” com vários elementos, que no final apaga a vela do bolo e apresenta o nome do programa. É nostalgia que fala né?!
4 – X-Tudo (1992 – 2002)
O programa foi o primeiro a ter vários conteúdos juntos voltado para o público mais jovenzinho, para os adolescentes seno mais específico. Além de contar com o viés educativo e científico que já falamos aqui, o programa também apresentou outros quadros diferenciados, como o de receitas.
Foi ali que muita gente aprendeu a fazer um gostoso milk-shake ou a montar uma bela pizza. O programa era conhecido como a enciclopédia da TV, afinal você encontrava de tudo e aprendia de tudo. Realmente um X-Tudo.
5 – Glub-Glub (1991 – 1999)
Pode parecer louco dois apresentadores que usavam uma “fantasia” de peixe em suas cabeças, em um fundo verde com a imagem do mar, para apresentar desenhos animados. É, falando assim realmente parece algo estranho, mas não era. Na verdade, antes de ter programas com roletas que presenteiam as crianças em casa, era assim que víamos os desenhos na televisão.
Glub-Glub também foi um marco na TV ao apostar numa forma diferente do já conhecido programa infantil de desenhos. Tinha gente que tinha medo dos peixinhos, mas a maioria amava o programa e os desenhos que eram apresentados, como O Pequeno Urso e Meena (um desenho indiano que naquela época já falava a importância de se lutar pela igualdade). Foi sucesso na programação.
6 – O Mundo de Beakman (1994 – 2002)
Apesar de não ser um programa original da TV Cultura, não podemos deixar de mencionar O Mundo de Beakman, afinal este programa ficou no ar por anos e acompanhou a infância e adolescência de muita gente.
Originalmente das emissoras CBS e TLC, a atração mostrava um cientista “maluco”, sua assistente e um rato gigante realizando as mais insanas experiências. Se você acompanhou o programa deve ter pedido para sua mãe para testar alguma experiência em casa, mas claro que ela não deve ter deixado.
Ele tinha uma linguagem diferente para explicar coisas simples, como a formação da “casquinha” em um machucado, até fatos mais complexos, como a velocidade da luz, tudo feito de um jeito divertido e em que todo mundo era capaz de entender. Acho que muita gente se deu melhor na aula de ciências por causa da atração.
7 – Cocoricó (1996 – 2013, porém ainda é exibido)
Coloque um menino para conviver com vários animais falantes em um celeiro de uma fazenda e dividindo experiências. Resultado desta mistura? Um sucesso na programação. Dificilmente alguém que tenha nascido depois da década de 90 não conhece Julio e a sua turma.
O programa Cocoricó foi um fenômeno de audiência e segue sendo muito conhecido, tento ganhado variações, ampliação de cenários e novos personagens.
Muitas crianças são fascinadas pelos bonecos da atração e a música de abertura é aquele chiclete, que gruda na cabeça e não sai. Canta aí “Tá na hora do Cocoricó/ Tá na hora da turma do Julio/ O Julio na gaita e a bicharada no vocal/ Cantando o rock rural, Cocoricó/ O Julio na gaita e a bicharada no cococoral, Cocoricó/ Co-Co-Ri-Có”.
Vale Mencionar
Nesta lista colocamos apenas programas da TV Cultura, porém a emissora também é lembrada por desenhos famosos, que marcaram várias gerações, por isso também vamos mencionar dois como forma de honrar essas atrações.
- As Aventuras de Tintin: o desenho foi baseado nas histórias em quadrinhos do autor belga Hergé de 1929, que posteriormente foram reunidas em uma revista. Porém, no mundo todo o sucesso veio com o desenho animado lançado em 1991 e que contou com três temporadas. Todo mundo amava acompanhar as aventuras do jovem Tintin e de seu cachorrinho Milu, um Fox Terrier muito esperto. O desenho tinha fantasia, diversão, investigação, ficção científica e muitos outros elementos.
- Doug: acompanhar a vida de um garoto entrando da adolescência em um novo lar e com novos amigos. Essa era a premissa do desenho original da Nickelodeon, que veio para televisão brasileira através da TV Cultura e foi um sucesso. O desenho mostra Doug Funnie vivendo as mais loucas aventuras junto com seu amigo Skeeter “Mosquito”. Além disso, enquanto não tínhamos o Homem de Ferro, podíamos contar com o herói Capitão Codorna. E como esquecer de Doug e Paty Maionese? O casal deve ter sido o primeiro shipper na vida de muita gente.
Deu para perceber que quando se trata de criar programas infantis (e juvenis) memoráveis, a TV Cultura é especialista e foi o marco na vida de grande parte da população brasileira, que cresceu assistindo sua programação.
Agora teremos a oportunidade de reviver momentos da nossa infância com a programação no Youtube e quem não conhece os programas poderá assistir e ter acesso ao mundo fantástico criado pela emissora. Isso vai ser incrível!
Qual programa da TV Cultura marcou a sua vida? Contra pra gente e compartilha estes post com seus amigos.
Até mais!
[…] conferir e também a nossa chance de rever. Nós falamos mais sobre isso em uma matéria especial, clique aqui e […]