Informações técnicas:
- Título Original: The Flatshare
- Autor: Beth O’leary
- Tradução: Carolina Selvatici
- Editora: Intrínseca
- Ano de Publicação: 2019
- Páginas: 400
Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.
Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?
Opinião
Descrito como uma comédia romântica do século XXI, o livro de estreia da autora Beth O’leary nos entrega uma trama engraçada, divertida, fofa, cheia de reviravoltas, confusões, mas com muitos temas importantes, que nos prendem do início ao fim.
A premissa do livro é até bastante clichê, típico de filme da sessão da tarde mesmo: dois estranhos que acabam dividindo o mesmo teto (e a mesma cama), sem nunca terem se encontrado. Parece algo improvável de acontecer e a gente sabe como tudo isso vai terminar, porém, não se engane, pois este livro é recheado de camadas e, por baixo da história engraçada, temos uma trama bem maior.
Tiffy é uma jovem editora de livros que trabalha no seguimento de Faça Você Mesmo, ou seja, em livros que te ensinam a fazer alguma coisa. Ela acabou de terminar seu longo relacionamento e, mesmo após o fim, ainda está morando na casa do ex-namorado. Porém, ela decide que é hora de deixar o local e alugar um apartamento. Contudo, seu salário é bem baixo e ela não encontra nenhum apartamento que caiba em seu orçamento.
Leon é um enfermeiro e trabalha no turno da noite. Devido a um problema pessoal, ele precisa conseguir mais dinheiro, pois somente o adicional do trabalho noturno não cobre suas despesas. Por este motivo Leon decide alugar seu apartamento (e sua cama), pois só fica no local durante o dia, já que a noite trabalha e nos finais de semana fica na casa da namorada.
É neste contexto que nossos dois personagens vão se conhecer, por assim dizer, e mesmo com as advertências dos amigos de Tiffy e as desconfianças da namorada de Leon, eles acabam fechando um contrato, mas, detalhe, não se conhecem pessoalmente, pois quem intermedia tudo é a namorada do jovem.
Olhando desta perspectiva tudo parece muito louco: duas pessoas morando debaixo do mesmo teto, dividindo a mesma cama, mas sem nunca terem se visto. Porém funciona perfeitamente e a gente se conecta com a história rapidamente.
O livro tem como recurso narrativo a alternância de narradores, ou seja, cada capítulo é narrado por uma personagem: ora temos Tiffy, ora temos Leon. E a autora já mostra grande domínio de escrita, pois é possível perceber quem está falando mesmo se não houvesse a identificação, porque a forma como cada personagem fala é diferenciada.
Este recurso de alternância na história nos dá pontos de vistas diferenciados e é muito gostoso acompanhar a mesma trama sob duas óticas. Eu, particularmente, adoro quando o autor usa este tipo de recurso, principalmente quando é bem escrito. Nos dá mais amplitude do que está acontecendo.
Os dois personagens são muito bem construídos e fazem com que a gente se encante com eles assim que começa a ler.
Somos sugados pelo turbilhão que é Tiffy: uma jovem animada, divertida, que usa as roupas mais coloridas e inusitadas possíveis, mas que tem um coração enorme e está meio perdida, sem saber que rumo tomar.
Já Leon é introvertido, tímido, tem poucos amigos, mas faz de tudo por aqueles que ama, sem se importar com as consequências que pode ter em sua vida.
Além disso, o livro é recheado de outros personagens incríveis, tais como os amigos de Tiffy, que sério, são os melhores amigos que uma pessoa ter. Como também os dois pacientes favoritos de Leon, que estão internados em um hospital, mas não deixam a esperança por dias melhores ir embora.
Todos os personagens fazem a trama caminhar e contribuem para o contexto central. Eles são tão bem construídos que fazem a gente querer ler um livro sobre eles. Será que rola?
Mas você deve estar se pergunta: ok, eles dividem o mesmo apartamento, mas nunca se veem. Como eles conversam? Como esta história continua?
Pois bem, claro que mesmo nunca se vendo, nunca se encontrando, Tiffy e Leon teriam que conversar, afinal estão dividindo um apartamento e tem coisas a resolver, como colocar o lixo pra fora ou pagar uma conta.
Eles resolvem esta situação com post-its. Isso mesmo, eles começam a se comunicar através de pequenos recados colados em partes do apartamento. E isso é muito interessante porque a cada recado vemos a relação deles crescer, mudar. De dois completos estranhos eles passam a ser amigos e a confidenciar seus medos, angustias e problemas mais pessoais.
A gente se pega adorando ver os recados enquanto lê o livro e se perguntando quando mais um vai aparecer. Sabe aquela sensação que a gente tem quando está esperando receber uma mensagem do crush? É exatamente esta sensação que temos.
E você pode até pensar que essa situação iria fazer o livro se tornar maçante, arrastado e chato, mas é completamente o oposto. Conforme vemos a relação dos dois avançar a cada recado, mais e mais ficamos ansiosos para o encontro real. Ficamos nos perguntando como, quando e onde isso vai acontecer, e quando acontece é bem típico de filme comédia romântica. É engraçado, fofinho e nos coloca um sorriso bobo no rosto.
Aliás, durante toda a leitura é isso que temos, um grande sorriso no sorriso, que ora aumenta e ora diminui, mas sempre está presente. A gente se sente assistindo um filme real e oficial.
Contudo, como já mencionei no início desta resenha, este livro tem muito mais para contar, muita mais para revelar. Não vou entrar em detalhes aqui pois as descobertas ao longo da história são extremamente importantes.
O que vou me limitar a dizer é que a autora fala sobre um assunto extremamente importante, que deve ser discutido, mas de uma forma leve e tranquila. Nós vamos entendendo o que está acontecendo junto com o personagem em questão e isso é incrível.
Claro que, como leitores e expectadores desta história, vamos pegando pequenos detalhes e já desconfiando do que está acontecendo, porém acompanhar tudo através dos olhos de quem está por dentro da situação é completamente diferente, principalmente porque a pessoa não sabia que estava passando por isso.
Enfim, não vou dizer mais nada sobre isso se não vou acabar soltando um spoiler e isso é tudo que este livro não merece receber.
Para esta leitura incrível eu dou 5 estrelas e digo mais, este é, sem dúvidas, um dos livros favoritos de 2019. A história leve, divertida, bem construída, com personagens incríveis e temas importantes ganhou meu coração e merece todo o reconhecimento.
Se você está procurando um livro que te faça feliz, que te deixe aquele quentinho no coração, que cure sua ressaca literária ou se é fã de comédias românticas, não perde tempo e vai ler Teto Para Dois, você não vai se arrepender. Sério mesmo!
Eu até fico pensando que este livro tem que virar filme para ontem e qual seria meu elenco dos sonhos. Quem seriam os atores perfeitos para dar vida a incrível Tiffy e ao doce Leon.
Ah, o livro está disponível para compra no site da Amazon.
Se você curte resenhas literárias continue de olho no nosso site e nas nossas redes sociais, por aqui os livros sempre tem espaço.
Até mais!
[…] Leia nossa resenha de Teto para Dois […]