Informações Técnicas
- Título Original: Verity
- Autor(a): Colleen Hoover
- Tradução: Thaís Brito
- Editora: Galera Record
- Ano de Publicação: 2020
- Páginas: 320
Sinopse: o amor é capaz de superar a pior das verdades? Verity Crawford é a autora best-seller por trás de uma série de sucesso. Ela está no auge de sua carreira, aclamada pela crítica e pelo público. No entanto, um súbito e terrível acidente acaba interrompendo suas atividades, deixando-a sem condições de concluir a história. E é nessa complexa circunstância que surge Lowen Ashleigh, uma escritora à beira da falência convidada a escrever, sob um pseudônimo, os três livros restantes da já consolidada série. Para que consiga entender melhor o processo criativo de Verity com relação aos livros publicados e, ainda, tentar descobrir seus possíveis planos para os próximos, Lowen decide passar alguns dias na casa dos Crawford.
Imersa no caótico escritório da escritora incapacitada, Lowen encontra uma espécie de autobiografia onde Verity narra os fatos acontecidos desde o momento em que conhece Jeremy, seu marido, até os instantes anteriores a seu acidente – incluindo sua perspectiva sobre as tragédias ocorridas às filhas do casal. Quanto mais o tempo passa, mais Lowen se percebe envolvida em uma confusa rede de mentiras e segredos, e, lentamente, adquire sua própria posição no jogo psicológico que rodeia aquela casa. Emocional e fisicamente atraída por Jeremy, ela precisa decidir: expor uma versão que nem ele conhece sobre a própria esposa ou manter o sigilo dos escritos de Verity?
Opinião
Colleen Hoover já é uma escritora consolidada e conhecida do grande público. Vencedora de prêmios e autora best-seller, ela já encantou milhares de leitores com suas histórias do gênero young adult ou jovem adulto, onde explora histórias com protagonistas jovens, recém-saídos da adolescência, enfrentando todo tipo de situação.
A autora já tem 17 outros livros publicados e já encabeçou a lista de mais vendidos por várias vezes. Nós já fizemos uma matéria tendo ela como autora destaque do mês, onde falamos sobre sua vida pessoal, o início de carreira, seu processo de escrita, entre muitos outros assuntos. Para conferir o post especial clique aqui.
Pois bem, deixando de lado o gênero que a fez ganhar fama, Colleen decidiu se aventurar em um thriller psicológico e nos entregou uma história original, viciante, que nos deixa apreensivos desde a primeira frase e é perfeita para quem quer entrar no fascinante mundo dos thrillers. Como a frase do NY Daily News destacada na capa diz “Assustador e a prova de que Colleen Hoover pode escrever qualquer coisa.”, este livro é imperdível.
Mas atenção, o livro tem classificação para maiores de 18 anos, devido a sua linguagem e cenas descritas. Se você não faz parte desta faixa etária, não fique triste, pois existem outros livros da autora para a galera mais nova.
Voltando a obra, a trama nos apresenta Lowen Ashleigh, uma jovem escritora que está enfrentando problemas em sua carreira e não consegue nem mesmo pagar seu apartamento.
Ela não vê mais solução para seus problemas, pois se considera uma autora de segunda categoria e não acredita que conseguirá alcançar o sucesso algum dia. Na verdade, ela nem mesmo sabe se quer isso, pois é uma pessoa introspectiva, que não gosta de multidões, não curte dar autógrafos e se sente descolada do mundo.
Neste meio, ela acaba enfrentando uma situação desagradável e conhecendo Jeremy, um homem atraente e prestativo, que a ajuda diante do acontecimento.
Passado o susto, ela vai até uma reunião onde lhe é protesto que assuma a coautoria de uma série de livros, da famosa autora Verity, que sofreu um grave acidente. Para surpresa de Lowen, o marido desta autora é Jeremy, o homem que a havia ajudado, e ele lhe faz uma proposta irrecusável.
Com a ajuda de seu agente, a jovem escritora aceita escrever os três livros finais da série e decide passar alguns dias na casa de Verity, para entender seu processo de escrita e também ter acesso a seus manuscritos, tendo em vista que nunca havia lido um livro da autora.
Ao chegar na mansão, Lowen logo descobre que a situação da escritora famosa é bem pior do que ela pensava e tem acesso a tragédias que ocorreram na vida daquela família nos últimos anos, como a morte das filhas gêmeas do casal.
É neste ponto que a narrativa começa a nos encher de dúvidas e nos deixar presos na cadeira. Isso porque a jovem autora acaba descobrindo o manuscrito de uma possível biografia de Verity e tem acesso a tudo o que passava na cabeça da mulher.
Os capítulos do livro começam a se alterar entre os fatos presentes e os escritos da biografia, mostrando tudo o que aconteceu na vida de Verity nos últimos anos, com suas próprias palavras.
A cada novo capítulo, vamos nos sentindo ansiosos, assim como Lowen, para saber mais e mais de Verity, sua relação com o marido e os três filhos, tendo em vista que o casal também tem um filho mais novo, de apenas cinco anos.
Começamos a entrar na cabeça desta mulher, que parece ser uma pessoa totalmente diferente do que se imaginava, alguém que o próprio marido nunca conheceu.
Para piorar a situação, Lowen passa a sentir que está sendo vigiada dentro da casa, por ninguém menos do que a própria Verity. Mesmo a mulher estando totalmente incapacitada, a garota tem certeza de que as coisas não são bem do jeito que parecem, mas não sabe se tudo é real ou apenas paranoia da sua cabeça.
Nós, enquanto leitores, acabamos entrando nesta paranoia também e nos pegamos ficando assustados com o simples cair de um copo, o bater de uma porta ou o vento nas cortinas. Isso tudo é mérito da escrita primorosa de Colleen, que é avassaladora e instigante. Quando você começa a ler não consegue mais parar, por mais que esteja se sentindo apreensivo.
A escrita dela é tão perfeita e descritiva, que vamos criando todas as cenas nas nossas cabeças e imaginamos tudo como num filme. Aliás, vale dizer que este livro merece uma adaptação cinematográfica, pois ele já visual na escrita.
Seguindo a trama, vamos vendo Lowen entrar cada vez mais na vida daquela família. Ela sente que precisa fazer algo para proteger aqueles que estariam a “mercê” de Verity e começa a se sentir atraída por Jeremy, mesmo sabendo que isso é errado, afinal ele é um homem casado e sua mulher ainda está, de certa forma, viva.
O livro tem um ritmo acelerado, crescente e não para sua subida. A cada frase, a cada começo de capítulo, a cada virada de mesa, somos pegos de surpresa por algo que não imaginávamos e vamos ficando cada vez mais confusos.
Sabe aquele livro que você não sabe em quem acreditar, não entende o que está acontecendo, mas de uma forma positiva, e acredita que nada é como você está lendo? Pois bem, é assim que você se sente a cada página e acredite que isso só aumenta, contribuindo muito para o clima que a autora colocou na trama.
E o final, meus queridos, é daqueles que te jogam no chão e te deixam de boca aberta. Quando você termina a leitura, parece que uma bomba caiu no seu colo e você fica sem reação, não sabe o que fazer. Claro que não vou dizer mais nada, afinal um bom thriller é aquele que você é pego de surpresa, ou seja, spoilers não são bem vindos.
Apenas vou dizer que Colleen sabe o que está fazendo e o final do livro é daqueles que deixa coisas em aberto, pequenas tramas para você tirar suas próprias conclusões e opinião, mas que faz todo o sentido e fecha a história de forma perfeita.
Minha nota para este livro é de cinco estrelas. Colleen mais uma vez provou ser uma autora incrível, capaz de escrever as histórias mais interessantes e viciantes. Não atoa é considerada uma das principais autoras da atualidade.
Se você está buscando um livro que vai te prender desde o começo, algo que te deixe apreensivo, com medo de olhar debaixo da cama e suspeitando de sua própria mente, esta é a obra perfeita. Um thriller que tem tudo o que o gênero pede: viradas inesperadas, personagens duvidosos, um vilão que você não conhece bem, uma história estranha e arrepiante.
Caso você não tenha lido nada da autora, recomendo que leia alguma outra obra antes, para ter acesso ao gênero literário que a fez ser conhecida. Contudo, se você é mesmo fã de suspense, não tem desculpa, comece por este e depois você descobrirá o incrível mundo de Colleen Hoover.
Tudo o que eu desejo agora é que ela não pare neste, que ela siga escrevendo mais suspense e thrillers psicológicos, porque fiquei com gosto de quero mais, muito mais na verdade.
Curtiu a resenha de hoje? Então compartilhe com seus amigos e nos ajude a levar a palavra da literatura a mais pessoas.
Até mais!