qui. nov 21st, 2024

Confira a opinião sobre o filme

Tudo certo por aqui Legião? Aqui é o Rodrigo e estou de volta aqui no site com mais uma Resenha Pós-Créditos, hoje para falar do nacional Deserto Particular.

Premiado no conceituado 78º Festival de Veneza, o longa nos mostra que o Brasil está de fato bem representado na corrida pelo Oscar 2022, com um dos dramas nacionais mais bem estruturados nos últimos anos, entregando uma sensível história sobre o amor, não só entre duas pessoas, mas o amor próprio!

Em Deserto Particular, Daniel (Antonio Saboia) é um policial exemplar, mas acaba cometendo um erro que coloca em risco sua carreira e sua honra. Quando nada mais parece o prender a Curitiba, ele parte em busca de Sara (Pedro Fasanaro), uma mulher com quem se relaciona virtualmente. Ele então mergulha em um intenso processo interno para aprender a lidar melhor com seus próprios afetos.

Dirigido e escrito pelo cineasta Aly Muritiba, podemos visualizar a narrativa em duas partes, cada uma com foco em nos inserir no “deserto particular” de nossos protagonistas, mas conectadas de uma forma sinérgica.

Os 30 minutos iniciais são uma introdução à vida de Daniel. Percebemos seus dramas pessoais e principalmente os profissionais, marcado pelo afastamento dele da polícia após um trágico surto durante o trabalho, influenciados por uma masculinidade tóxica enraizada.

O roteiro é pontual em transparecer a sensação de vazio e solidão para ambos, mas o quanto sua relação a distância os traz um suspiro de vida e amor!

A partir do repentino sumiço de Sara, transitamos de uma fotografia fria em Curitiba, para as paisagens quentes do nordeste brasileiro.

Assim conhecemos o outro lado da história, a vida de Sara em uma cidadezinha do interior, enfrentando uma realidade tomada de preconceitos e insegurança de manifestar sua verdade, como também sua dúvida quanto a sair dali para descobrir o mundo e viver como quiser.

Com belíssimos cenários abertos e cuidados em cada detalhe, uma ótima direção e boas performances do elenco, em destaque Pedro Fasanaro, temos aqui uma jornada de desconstrução e descobrimento para os nossos protagonistas, cada um com suas particularidades e desafios, mas ambos aflorando uma nova pessoa a partir desse encontro, dispostos a aproveitar o futuro desconhecido!

Deserto Particular está em exibição nos cinemas nacionais, mas lembre-se de conferir o funcionamento e programação da sua cidade.

E aí, curtiu minha resenha do longa? Então deixe de seguir o @resenhaposcreditos para mais conteúdos.

Até a próxima!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!