qui. nov 21st, 2024

Hoje é uma sexta-feira 13, dia que muita gente liga a coisas ruins e/ou sobrenaturais. Alguns dizem que é um dia em que o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos se torna mais fino, outros afirmam que o universo carrega uma energia negativa, por isso o consideram um dia de azar.

Nós, do Legião Jovem, acreditamos que é apenas uma sexta-feira comum, sem nada de especial. Mas, quer você pense da mesma forma ou não, é uma ótima desculpa para levar alguns sustos.

Por isso, nós decidimos fazer uma lista com filmes e livros para você curtir este dia. Contudo, para não ficar uma lista comum, fomos um pouco além.

Todo mundo está em alerta com o coronavírus, nós mesmo já falamos de como a doença tem afetado o mundo da cultura pop e, nos últimos dias, isso se intensificou ainda mais.

Vários filmes foram adiados, produções interrompidas e grandes eventos cancelados. Estamos vendo astros do cinema se isolando e cidades inteiras sem ninguém.

Não podemos negar que estamos vivendo um momento complicado e que gera muitas dúvidas. Aqui no Brasil mesmo a situação parece mais tranquila, mas nos perguntamos até quando, não é mesmo? Afinal, a cada hora tudo muda.

Estas situações reais, de vírus que espalhados pelo mundo e causando grandes perdas, já inspiraram inúmeras obras literárias e produções cinematográficas. Por isso, decidimos colocar nesta lista obras que apostam nesta temática.

Mas Atenção! Tudo aqui não passa de entretenimento, são formas de passarmos algum tempo, descansando e também refletindo sobre o que vivemos.

Nada de ficar paranoico ou em pânico, ok?!

Vamos para lista.

Filme: Contágio (2011)

Temos que abrir esta lista com esta produção porque, nos últimos dias, ela foi uma das mais procuradas e assistidas. Para se ter ideia, o filme ficou no top 5 dos mais assistidos e procurados da internet. Isso tudo se deve ao fato de que muita gente diz que a produção “prévio” o coronavírus. De fato, o enredo é bem parecido com que estamos vendo. Na trama, Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow) morre de uma misteriosa doença, após voltar de uma viagem de negócio a Hong Kong. Imediatamente, essa infecção mortal começa a se espalhar pelos Estados Unidos. Enquanto médicos e cientistas dos Centros de Controle de Doenças Americano tentam identificar o tipo de vírus e encontrar um meio de combatê-lo, um processo que provavelmente levará vários meses, a doença se transforma em uma pandemia que atinge milhões de pessoas, instaurando o pânico por todo o mundo. Qualquer semelhança é mera coincidência. Será?! O filme está disponível no HBO GO.

Livro: Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago (1995)
Imagem: Divulgação Editora Companhia das Letras

Você pode conhecer esta história pelo filme, mas na nossa lista não poderíamos deixar de colocar a obra que deu origem a produção. Escrita pelo escritor português vencedor do Nobel de Literatura, José Saramago, na obra o mundo mergulha em um verdadeiro caos. Tudo tem início quando um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. Este é o primeiro caso da chamada Treva Branca, que logo se espalha incontrolavelmente. Já imaginou se tornando cego de repente? Pois é, os afetados são resguardados em quarentena e logo perceberão que estão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. É um livro que nos deixa tensos, com um calafrio na espinha e nos faz pensar nossos atos e nossa sociedade.

Filme: Os 12 Macacos (1995)

No ano de 2035, a humanidade ainda tenta se reerguer de um vírus mortal que matou quase toda a população do planeta Terra em 1996. Um prisioneiro, James Cole (Bruce Willis), aceita a missão de voltar ao passado e impedir o homem que foi responsável pela praga: Jeffrey Goines (Brad Pitt), filho de um renomado cientista. Porém, ele acaba voltando a 1990, anos antes de Goines libertar os animais que seu pai usava como cobaia no desenvolvimento de um novo vírus. Tido como louco por dizer a verdade sobre sua origem, Cole é mandado para um manicômio. Lá, ele passa a ser atendido pela Dra. Kathryn Railly (Madeleine Stowe) e acaba esbarrando em Goines, que também está internado no local. Este é um filme perfeito para vermos como o mundo pode ficar a mercê de mentes doentias. Vale ressaltar que o filme também deu origem a uma série de mesmo nome, que aprofunda ainda mais a trama.

Livro: A Dança da Morte, Stephen King (1978)
Imagem: Divulgação Editora Suma das Letras

Claro que o mestre do terror teria uma história sobre epidemia de vírus. Em uma assustadora obra que mostra a luta entre o bem e o mal, Stephen King nos mostra que, após um erro de computação no Departamento de Defesa dos Estados Unidos, um vírus é liberado e um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba. O que surge em seu lugar é um ambiente árido, sem instituições e esvaziado de 99% da população.
É um lugar onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados – ou são escolhidos. Os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abigail, com seus cento e oito anos de idade, enquanto todo o mal é incorporado por um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro.

Filme: Epidemia (1995)

Mentiras, intrigas e política, estes são alguns assuntos que vemos camuflados dentro da história deste filme de 95. Nele, o médico do exército americano e chefe do departamento de pesquisas epidemiológicas, Sam Daniels (Dustin Hoffman) investiga uma nova doença contagiosa mortal que dizimou um acampamento militar americano na África. Porém, sem que as autoridades percebam, um macaco infectado com o tal vírus é transportado clandestinamente para os Estados Unidos. Depois que começam a aparecer casos da doença no território americano, Daniels é mandado para coordenar uma operação para conter o vírus, mas logo depois é misteriosamente afastado do caso. O filme é antigo, mas mostra muito do que estamos vivendo atualmente e principalmente a forma como os governos lidam com este tipo de situação. Está disponível na Netflix.

Livro: A Peste, Albert Camus (1947)
Imagem: Divulgação Editora Record

Outra obra escrita por um vencedor do Nobel de Literatura. Nesta trama vemos a mudança que ocorre na vida na cidade de Orã, na Argélia, depois que ela é atingida por uma terrível peste transmitida por ratos, que dizima praticamente toda a população. Narrada sob o ponto de vista de um médico que não mede esforços para ajudar, tratar e curar o máximo de pessoas que consiga, o livro traz temas como solidariedade, solidão, medo, morte e muitos outros que permeiam nossos pensamentos diante destes fatos.

Filme e livro: O Enigma de Andrômeda
Imagem: Divulgação

Para encerrar nossa lista temos uma obra em filme e livro. Diferente de outros itens desta lista, que também havia as duas versões, mas escolhemos apenas uma para indicar, neste caso não pudemos fazer desta forma. Isso porque nós indicamos as duas versões. Tanto o livro escrito em 1969, quanto a adaptação de 71 são ótimas opções. A trama é basicamente a mesma: um satélite sai de órbita, cai no Novo México e libera um vírus alienígena que mata todos em uma cidadezinha, menos um bebê e um velho bêbado. Cientistas são mandados ao local para tentar impedir que o vírus se propague e extermine a humanidade. Misturando ficção científica e suspense, é a história perfeita para uma sexta-feira 13. É só escolher se prefere ler o livro ou assistir ao filme.

E aí curtiu nossa lista?

Importante pessoal: todos temos que manter a calma e fazer nossa parte para passarmos por este período. O pânico não ajuda ninguém, pelo contrário, só atrapalha.

O que podemos fazer é nos cuidar: lave sempre as mãos, use álcool gel, se possível, evite aglomerações. É só prestarmos atenção no que fazemos e quem está ao nosso lado que tudo se resolve. Ah, ao menor sinal de que algo está errado, procure ajuda medica.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!