sáb. nov 23rd, 2024

Nova temporada se passa no ano do Acidente Nuclear da Usina de Chernobil, que poderá ser explorado na trama

Está chegando! Depois de dois longos anos, recheados de muita espera e ansiedade, finalmente estreia nesta sexta-feira, dia 27 de maio, a 4ª temporada de Stranger Things, série original Netflix e um dos maiores fenômenos dos últimos tempos.

A nova temporada será dividida em duas partes, sendo que os primeiros oito episódios chegam agora e o restante em julho. Sendo considerada a maior e melhor temporada da produção, os criadores do porgrama, os irmãos Duffer, já afirmaram que teremos uma história diferente de tudo o que já vimos até aqui, com uma narrativa eletrizante e aprofundamentos que já vão nos preparar para o fim. Lembrando que a 5ª temporada, que já foi confirmada, será a última.

Para ajudar a controlar a ansiedade e também para nos colocarmos no universo temporal da série, hoje trazemoz para você uma matéria especial com fatos, curiosidade e cultura de 1986, ano em que se passará os episódios.

O que estava tocando nas rádios? Qual filme chegava nos cinemas? Quais fatos históricos marcaram o ano? Estas e outras curiosidades você confere agora!

Momentos históricos

O ano de 1986 começou com a última passagem do Cometa Halley pela Terra. Conhecido por ser o único cometa de curto período, visível a olho nu do nosso planeta e que passa duas vezes durante uma única geração humana, ele cruzou os céus pela última vez em 09 de fevereiro daquele ano. A próxima aparição do cometinha acontece em 28 de julho de 2061.

No final de fevereiro um assassinato brutal chocou o Brasil. O adolescente Alex Thomas foi morto no dia 26 do mês, em uma praia de Atlântida, que na época era pertencente ao município de Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul. O caso ficou conhecido pela violência e posteriormente pelas investigações revelarem que um grupo de sete adolescente de famílias ricas, que se denominavam Gangue da Praça da Matriz, foram os responsáveis pelo assassinato de Alex.

Já em abril, mais precisamente no dia 26, aconteceu o Acidente Nuclear da Usina de Chernobil, localizada na Ucrânia, que até aquele momento fazia parte da antiga União Soviética. Este foi o maior acidente nuclear da história da humanidade, sendo que poderia ter sido um desastre ainda maior se não fosse o trabalho de milhares de homens, que colocaram suas vidas em risco, a maioria acabou falecendo, para impedir a propagação da nuvem radioativa.

O ano foi marcado por um acontecimento astrológico e por um acidente nuclear que marcaram a história mundial / Imagem: Divulgação – montagem Legião Jovem

Inclusive, este pode ser um ponto central dos eventos da nova temporada de Stranger Things, pois sabemos que os militares da União Soviética estão intimamente ligados ao Mundo Invertido. Não é coincidência a nova temporada se passar em 1986.

No meio do ano aconteceu a 13ª edição da Copa do Mundo da Fifa, que foi realizada no México, tendo como grande vencedora a Argentina. Sim, os hermanos levaram para casa o título de campeão, com a Alemanha em segundo e a França em terceiro lugares. O Brasil ficou de fora desta.

E para nós, o final do ano não foi dos melhores, a situação do nosso país era bem complicada. A economia passava por um momento turbulento, algo que infelizmente se repete com frequência por aqui, sendo que tudo explodiu em 12 de dezembro, quando uma greve geral teve início contra o chamado Plano Cruzado do presidente José Sarney, que havia sido aprovado em abril.

Nas telonas e na telinha

Quando se fala de Stranger Things, é impossível não se falar de referências, principalmente no que diz respeito à cinema. A série é conhecida por usar grandes produções dos anos 80 em seus episódios e narrativas.

Falando do cinema de 86, temos o lançamento de Curtindo a Vida Adoidado, uma comédia que se tornou clássico adolescente e querida por gerações. Também tivemos Conta Comigo, uma produção baseada em um conto de Stephen King, e que serviu de inspiração para os criadores da série imaginarem a relação de amizade do grupo de crianças lá na primeira temporada.

Os anos 80 também foi conhecido pela ficção científica, que chegava com tudo nos filmes. No ano foram lançados Alien, O Resgate, Highlander, o Guerreiro Imortal e A Mosca. Além disso, não podemos deixar de mencionar o drama O Nome da Rosa, a animação japonesa O Castelo no Céu e, claro, Top Gun: Ases Indomáveis, que é um dos maires clássicos de todos os tempos e que terá sua continuação, após 35 anos, sendo lançada nesta quinta-feira, 26 de maio.

Curtindo a Vida Adoidado chegava no cinema para se tornar um clássico e Conta Comigo seria influência futura para série / Imagem: Divulgação – montagem Legião Jovem

Já na televisão brasileira, tivemos grandes acontecimentos. A Rainha dos Baixinhos assina seu contrato com a TV Globo e tem início o programa Xou da Xuxa. Em 86 também temos a estreia do programa da Hebe no SBT. O ano marcou o final da primeira versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que fazia a alegria da garotada. A novela mexicana de sucesso Só Você chega na emissora de Silvio Santos e no Plim-Plim vai ao ar, em 28 de dezembro, a 1ª edição do Criança Esperança.

Internacionalmente falando, o desenho Cavaleiros do Zodíaco era lançado no Japão e Cavalo de Fogo nos Estados Unidos.

Aumenta o som!

Na música, temos que dizer que o ano foi marcado pelo som “pesado”. Bandas de metal como Metallica, Iron Maiden e Van Halen estavam com tudo, tocando sem parar nas rádios. Os som imortalizados e lançados foram Master Of Puppets, Wasted Years, Dreams. Também tivemos Livin´On A Prayer de Bon Jovi, The Ultimate Sin de Ozzy Osbourne e No Stranger To Love de Black Sabbath.

Mas é claro que o pop continuava com tudo, Cindy Lauper e sua True Colors, Berlin com Take My Breath Away, Lionel Richie com Dancing on the Ceiling, Madonna com Papa Don’t Preach, Billy Ocean com There’ll Be Sad Songs, Janet Jackson com When I Think of You, entre outros.

Já por aqui Legião Urbana seguia fazendo história na música lançando Eduardo e Mônica e Índios. A banda Titãs lançava AA UU, Engenheiros do Hawaii trazia Toda Forma de Poder, Capital Inicial surgia por aí com Música Urbana e Sandra de Sá lançava o sucesso Joga Fora no Lixo.

Saindo do mundo da música e indo para moda, não vamos aprofundar diretamente neste assunto, pois temos muito acesso à ela na série e porque ela seguia sendo como comentamos na matéria Como era o mundo na época de Stranger Things. Então se você quer saber mais deste tópico, não deixe de conferir esta matéria também.

Enfim, temos fatos interessantes que aconteceram durante o ano de 1986 e que com toda certeza será influente para a nova temporada da série. Qual você acha que vai estar presente na trama? Não vale dizer o desastre nuclear, pois este é quase certeza, hein.

A primeira parte da 4ª temporada de Stranger Things chegna nesta sexta-feira, 27 de maio na Netflix, com seus episódios com, no mínimo, 1 hora e 30 minutos. Adoramos!

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!