qui. nov 21st, 2024

Separamos alguns motivos que fizeram o filme mudar a história dos heróis no cinema

Recentemente fizemos uma lista com 15 filmes que completam 20 anos em 2020. Entre as produções mencionadas estava X-Men: O Filme, o primeiro de uma série recheada de altos baixos.

Pois bem, o longa assopra as velinhas hoje, dia 14 de julho e mesmo que você não seja fã dos mutantes, saiba que este primeiro filme foi extremamente importante para que outras produções focadas em heróis surgissem depois, como foi o caso de Vingadores da Marvel.

Por isso, para comemorar esta data simbólica, separamos cinco motivos que fizeram o longa ser marcante para história do cinema e combustível na mudança que era necessária dentro da indústria.

Vem conferir!

Apostou em um “novo gênero”

Nós colocamos novo gênero entre aspas para deixar claro que é um modo de dizer, afinal X-Men: O Filme não inventou os filmes com heróis, porém foi o grande responsável por mudanças necessárias. Até os anos 90, o final dos anos 90, os filmes focados em super heróis não eram populares. Isso acontecia porque muitos acabavam cercados de exageros: ou eram sérios demais ou cômicos demais. Porém, com a compra dos direitos de produção pela FOX, a história dos mutantes foi pensada e desenvolvida de uma fora séria.

Os heróis passaram a ser mostrados de uma forma mais realista, não como seres extremamente poderosos que eram inalcançáveis, ou como pessoas estranhas e engraçadas. Neste primeiro filme vimos que estas pessoas especiais também lutavam questões pessoais, enfrentavam dilemas e cometiam erros. Com isso, a carga dramática realista conversou mais com o público, que abraçou a ideia desses novos filmes. Foi como se o gênero de hérois realmente surgisse no cinema neste momento.

Acreditou na força dos quadrinhos
O filme respeitou a história dos quadrinhos / Imagem: Divulgação

Se tem uma coisa que a gente vive falando é que, para uma adaptação dar certo, o produto original dela deve ser respeitado, sendo visto como um caminho base a ser seguido. Neste sentido, o primeiro filme dos mutantes foi o que inaugurou essa era de olhar para as histórias em quadrinhos que fizeram tanto sucesso e absorver delas o melhor. Não daria para condensar em um longa de duas horas várias histórias, porém o roteiro foi trabalhado de uma forma que fizesse sentindo com a trama original. Assim, os personagens e suas caraterísticas foram respeitadas e transportadas para a tela. Se hoje nós temos tantas histórias inspiradas em quadrinhos, você deve agradecer aos X-Men.

Elenco fiel aos personagens
É impossível pensar em outro ator para viver Wolverine que não seja Hugh Jackman / Imagem: Divulgação

Outro ponto extremamente importante e que fez toda a diferença foi a escolha do elenco. Como o filme tinha como base histórias em quadrinhos, os fãs já sabiam as características físicas e de personalidade dos personagens, por isso era importante que os atores contratados atendessem as expectativas do público. E o filme não decepcionou neste quesito. Todos os atores, mesmo que você ache uns melhores que os outros, casaram com cada personagem tão perfeitamente, que ficaram eternizados nestes papéis. A maior prova disso é que até hoje, ninguém consegue pensar em outro ator para dar vida a Wolverine sem ser Hugh Jackman. Isso se tornou uma marca nos filmes de heróis, a busca pelo ator que tenha o rosto e jeito do personagem. Diz aí, você já conseguiu pensar em outro ator para viver o Homem de Ferro?

Produção grandiosa

O filme apostou alto na sua produção e não economizou com os efeitos especiais. Tudo bem que em alguns momentos eles pesaram a mão, mas para a época o que fizeram foi incrível. A forma como conseguiram desenvolver a grandiosidade dos poderes dos personagens, como o fato de Magneto conseguir controlar todo tipo de metal ou a angústia de Vampira por não poder tocar em ninguém, tudo foi feito com muito cuidado e impressionou quem assistiu.

Legado
Imagem: Divulgação

Para finalizar, temos que dizer que todos os motivos anteriores contribuíram para este: a criação de um verdadeiro legado. X-Men abriu uma nova página dentro das produções cinematográficas e mudou a nossa forma de ver os filmes de heróis. Esta produção deixou uma marca tão grande, que é considerada, até hoje, um dos melhores filmes do gênero. Se você parar para pensar, tudo o que conhecemos hoje teve início ali, quando a FOX resolveu apostar em algo diferente. Você já pensou que quando todo mundo pedia Liga da Justiça nos cinemas e nós nem pensávamos em Vingadores, conhecemos a equipe dos mutantes? Sim, a primeira grande reunião de heróis no cinema foi neste filme e se isso não é algo importante, eu não sei o que mais seria.

Tudo o que conhecemos foi porque X-Men: O Filme quebrou o gelo das produções, pensou fora da casinha e teve respeito com algo que nós nem sabíamos que iriamos amar tanto.

Você também acha que o filme mudou a história das produções? Deixe sua opinião nos comentários, vamos adorar saber.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!